Igreja em Campina Grande
O Testemunho da Unidade do Corpo de Cristo nesta Cidade.
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Mensagem - Quem Somos Nós - 1º. Parte

QUE SOMOS NÓS?

(O texto a seguir é uma mensagem liberada pelo irmão Watchman Nee, em Xangai, em janeiro de 1934, durante a terceira Conferência da Vitória)

Leitura da Bíblia: Jo 1:22; 2 Pe 1:12

              Hoje veremos a seguinte questão:

                                 - Que somos nós?

                                 - Que estamos fazendo aqui?

No passado não falamos muito sobre este assunto por ser um tanto embaraçoso fazê-lo. Por essa razão temos relutado em falar sobre nós mesmos. Entretanto, embora não tenhamos mencionado o assunto, os outros frequentemente têm nos perguntado: "Que são vocês?" Alguns, inclusive, têm dito que somos a Igreja Reavivada, ou a Igreja do Pequeno Rebanho, ou a igreja "O Cristão" (nota do tradutor: nome de uma revista publicada por Watchman Nee).

Consequentemente, gostaríamos de dizer algumas palavras sobre este assunto. Primeiramente devemos esclarecer algo que não somos. Não somos uma denominação. Tampouco somos uma nova seita, um novo movimento ou uma nova organização.

Não estamos aqui para unir-nos a uma determinada facção ou para formar nossa própria facção. Não tivéssemos um chamamento especial e uma comissão especial da parte de Deus não haveria necessidade de existirmos independentemente. A razão de estarmos aqui é que Deus nos fez um chamamento especial.

CONFIRMADOS NA PRESENTE VERDADE

A Segunda Epístola de Pedro 1:12 menciona as palavras "Confirmados na presente verdade" (VRC). A "presente verdade" pode ser traduzida também por "verdade atual". Que é a verdade atual?. De fato todas as verdades estão na Bíblia, não há sequer uma verdade que não esteja nas Escrituras. Embora estejam todas na Bíblia, por causa da tolice, infidelidade, negligência e desobediência do homem, muitas delas foram perdidas e ficaram escondidas dele. As verdades estavam ali, mas o homem não as via nem as tocava. Somente na plenitude do tempo é que Deus liberou certas verdades, durante determinados períodos, e fez com que fossem reveladas mais uma vez.

Essas verdades recentemente reveladas não são novas invenções de Deus. Mais propriamente, elas são novas descobertas do homem. embora não haja necessidade de invenção, há necessidade de descoberta. Nas gerações passadas Deus revelou diversas verdades. Durante um certo período, Ele levou os homens a descobrirem essas verdades específicas. Podemos ver isso claramente na história da igreja. Considere, por exemplo, o surgimento de Martinho Lutero no século dezesseis. Deus abriu-lhe os olhos para ver a questão da "justificação pela fé". ele foi um vaso levantado por Deus para revelar a verdade da "justificação pela fé". Isso não quer dizer que antes de Lutero não houvesse justificação pela fé. O fato já existia antes da época de Lutero. Ele apenas foi alguém que percebeu essa verdade de uma maneira mais forte, foi alguém particularmente importante no que se refere a essa verdade. Por essa razão, essa verdade tornou-se a "presente verdade" naquela época

Todo obreiro do Senhor deveria perguntar diante de Deus qual é a presente verdade. Precisamos perguntar a Deus: "Deus, qual é a presente verdade?" Embora haja muitas verdades principais e cruciais de Deus. Precisamos conhecer é a presente verdade de Deus. Precisamos conhecer não apenas as verdades gerais, devemos estar claros também sobre as presente verdade de Deus.

A VERDADE RESTAURADA DURANTE O SÉCULO DEZESSEIS

A partir do século dezesseis, Deus tem restaurado diversas verdades. O século dezesseis foi a era da Reforma. Foi uma época de mudanças monumentais na religião. Isso não significa que antes do século dezesseis não houve restauração. Houve restaurações antes daquela época. Todavia, foi a partir do século dezesseis que ocorreram restaurações significativas.

Devemos considerar a história, a partir da época da reforma, como tendo quatro períodos:

                   - O primeiro período é o da Reforma.

                   - O segundo período é aquele que vem imediatamente após a Reforma, ou seja, do século dezesseis ao dezoito.

                   - O terceiro período é o século dezenove,

                   - O último período é o século vinte.

Primeiramente, consideremos a Reforma de Lutero. Quando Lutero foi levantado por Deus, ele viu a luz e propôs que o homem voltasse à verdade no livro de romanos. Hoje, muitas pessoas avaliam a obra de Lutero do ponto de vista político. Entretanto, tendo lido diários, artigos e livros de Lutero, posso ver que seus motivos e objetivos eram corretos. A melhor coisa a seu respeito foi sua restauração da verdade da "justificação pela fé". Essa é a restauração específica de Lutero. Sem dúvida Deus não restaurou toda a verdade por meio de Lutero. O que Lutero restaurou foi apenas a verdade a respeito da justificação pela fé. Ele não realizou mudanças completas quanto à igreja. Por exemplo, ele ainda reconheceu a igreja estatal e aprovou a igreja como parte do Estado. Ele não recebeu luz a esse respeito.

Por essa razão, não muito tempo depois de Lutero, a denominação luterana sob sua liderança tornou-se a religião estatal da Alemanha. O próprio Lutero disse uma vez que a igreja não deveria ser controlada pelo Estado. todavia, ele considerava as questões administrativas como algo transitório, temporal e pertencente ao átrio exterior, e não algo pertencente ao Lugar Santo. Portanto, ele não foi completo nessa questão. Deus permitiu que a questão da administração da igreja ficasse sem solução na época de Lutero. Embora esse assunto não tivesse sido satisfatoriamente restaurado, a verdade da justificação pela fé foi definitivamente restaurada. Deus escavou essa verdade enterrada nas tradições e opiniões humanas e nos credos, e fez com que ela se tornasse conhecida e fosse novamente pregada. Alguém que tivesse nascido naquela época, deveria pregar essa verdade e exortar os outros a esse respeito. Se não o fizesse, não seria considerado naquela era um obreiro fiel de Deus.

A RESTAURAÇÃO DA VERDADE DO SÉCULO DEZESSEIS ATÉ O SÉCULO DEZOITO.

A seguir, chegamos ao período compreendido entre o séculos dezesseis e dezoito. Em 1524, foram levantados na Alemanha os anabatistas, um grupo de crentes que propôs o rebatismo, após o batismo de bebês por aspersão. Ele eram seguidores dos antigos irmãos de Lhota, que pregavam o batismo dos que crêem. Antes disso, a Igreja Católica Romana e a Igreja Luterana batizavam os bebês por aspersão.

Esses anabatistas não apenas pregavam a verdade da justificação pela fé, como deram o passo adicional de batizar os crentes que eram justificados pela fé. Após o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra, esses anabatistas diziam que a igreja não deveria envolver-se com política. Por essa razão, eles foram perseguidos e exilados. Doze anos depois, em 1536, João Calvino foi levantado por Deus. Ele foi um dos mais importantes vasos de Deus naquela era. Após ser levantado, ele enfrentou perseguição por toda parte, primeiro na Suíça e depois na Alemanha. Aonde quer que fosse encontrava perseguição e exílio. Finalmente, ele teve um novo começo na Escócia, onde estabeleceu a Igreja Presbiteriana Escocesa.

O período entre o fim do século dezesseis e o começo do século dezessete foi a época em que a Igreja Anglicana foi formada na Inglaterra. Este foi o início da igreja estatal da Inglaterra. Embora tivesse se libertado da influência da Igreja Católica Romana, encontrava-se vinculado à política inglesa. Por essa razão, vários dissidentes levantaram-se na Inglaterra. Eles se opuseram à religião estatal e mantinham opiniões diferentes das dela. Eles diziam que a igreja não deveria haver uma clara separação entre a igreja e estado. Embora esses dissidentes fossem ousados em apontar os erros da igreja estatal, eles próprios não voltaram plenamente aos ensinamentos do Novo Testamento.

Tais coisas ocorreram na Inglaterra. Nessa época, na Alemanha, Deus levantou Philipp Jakob Spener. Ele tornou-se um pastor luterano em Frankfurt, em 1670. Naquela época a denominação luterana havia caído numa espécie de religião formal. Lendo a Bíblia, ele descobriu que em sua época a igreja estava cheia de opiniões humanas. Ele viu que os crentes deveriam voltar aos ensinamentos do Novo Testamento. Por isso, começou a levar outros à prática de 1 Coríntios 14. Em suas reuniões ele passou a ensinar os outros a rejeitarem os formalismos tradicionais e a seguir o guiar do Espírito Santo. Infelizmente sua prática não durou muito tempo. Durante 1732, foi concebido o primeiro corpo missionário do mundo: os chamados Irmãos da Morávia. A palavra "Morávia" refere-se a um lugar. Eles foram o primeiro grupo de irmãos que saíram por todo o mundo para evangelizar. De cada cem irmãos, oitenta e cinco delas tornaram-se missionários no exterior. Seu começo pode ser remontado a um irmão chamado Christian David. Ele foi regenerado aos vinte e dois anos. Antes de ser salvo, viajara por toda parte em busca da verdade mas sem nenhum resultado.

Um dia ele encontrou o caminho da salvação. Após ter sido salvo, voltou para sua cidade natal na Morávia e começou a proclamar ousadamente esta verdade. Deus fez uma grande obra por seu intermédio. Por causa desse reavivamento, veio a peseguição e ele foi enxotado de sua terra natal para a Saxônia. Ali, encontrou-se com o conde Zinzendorf. Este tinha apenas vinte e dois anos naquela época e era um membro da aristocracia num pequeno reino. Devido à perseguição na Morávia, os irmãos fugiram de seu país e foram acolhidos pelo irmão Zinzendorf em seu território. Ali eles começaram a Igreja da Morávia. Habitando entre as colinas da Saxônia, começaram a edificar uma pátria.

Pouco a pouco, diversos tipos de cristãos mudaram-se para lá, proveniente de seus respectivos lugares de perseguição. Entre esses imigrantes, havia um homem negro, proveniente das Índias Ocidentais, chamado Anthony. Após encontrar-se com os irmãos, examinou com eles a condição das Índias Ocidentais. Alguns sentiram que precisavam ir e pregar o evangelho ali. Por um sorteio, separaram alguns irmãos obreiros para, com Anthony, saírem numa missão. Este foi o primeiro empreendimento missionário estrangeiro, por volta de 1732. Desde então, foram gerados missionários entre eles, e a Igreja da Morávia tornou-se o corpo missionário mais forte daquela época. Seus membros espalharam-se para todos os cantos do mundo. Ao mesmo tempo houve uma nova descoberta dentro da Igreja Católica.

Um grupo de pessoas espirituais foi levantado pelo Senhor. O mais espiritual dentre eles foi Miguel de Molinos, que nasceu em 1640 e morreu em 1697. Ele escreveu um livro chamado Guia Espiritual que ensinava aos homens o caminho de negarem-se a si mesmo e de morrerem com o Senhor. Este livro afetou muitas pessoas daquela época. Um de seus contemporâneos foi Madame Guyon. Ela nasceu em 1648 e morreu em 1717. Ela, inclusive, tinha ainda mais conhecimentos da questão da união com a vontade de Deus e de negar o ego. Sua autobiografia é um livro muito bom e espiritual. Além disso, havia o Padre Fenelon, que era um bispo naquela época. Ele tinha muita disposição de sofrer pelo Senhor e trabalhou junto com Madame Guyon. Por meio desses homens e mulheres, Deus liberou muitas mensagens espirituais.

Naquela época, encontravam-se na Igreja Católica homens e mulheres com a experiência espiritual mais profunda. O protestantismo estava meramente dando atenção à doutrina da justificação pela fé. Junto dessas três pessoas, havia Gottfrield Arnold. Ele escreveu muitos livros sobre a questão da igreja. ele considerava que a igreja naquela época havia se desviado da verdade e que, antes que pudesse ser edificada, ela deveria voltar para a base adequada conforme revelada no Novo Testamento. Podemos ver aqui duas correntes.

Uma proveniente de crentes como Molinos, Madame Guyon. Pelos seus escritos pode-se ver que ela, sem dúvida foi uma pessoa muito espiritual. Quando a Arnold, ele restaurou principalmente os assuntos exteriores. Ele propôs que os cristãos voltassem à base bíblica do Novo Testamento.

Essas duas correntes, por fim, acabaram convergindo em uma única. Em 1700, a "igreja em Filadélfia" foi levantada. Filadélfia significa amor fraternal. Naquela época, quando alguns homens leram Apocalipse 2 e 3, perceberam que o protestantismo, sem dúvida, viera do catolicismo. Entretanto, o resultado foi somente a igreja em Sardes, ainda não havia uma restauração completa. Quando tais grupos foram levantados, diferentemente das outras organizações, eles não chamaram as pessoas para que saíssem de suas organizações de origem. Eles não insistiam para que os outros deixassem suas denominações. Ao contrário, simplesmente reuniram-se por toda parte. De 1670 em diante, o testemunho deles foi encontrado na Inglaterra.

Em Leeds, Bradford e outros lugares, suas reuniões eram levantadas uma após outra. Eles foram as testemunhas mais fortes no século dezoito. Enquanto Zinzenford ainda vivia, ele tentou absorver esse movimento para a sua Igreja da Morávia. Porém, não obteve sucesso. No início do século dezoito, surgiu um grande reavivamento na Inglaterra. Em 1729, os dois irmãos Wesley foram levantados por Deus. Eles foram chamados de Metodistas. Por meio deles Deus trouxe uma grande onda de reavivamento. Esse foi o início da Igreja Metodista. Os irmãos Wesley foram as figuras de destaque do século dezoito. Antes de John Wesley ser salvo, ele se esforçava para ser bom. Mais tarde foi para os Estados Unidos como missionário. Naquela época ele ainda não era salvo. Ele testificou que embora tivesse ouvido a verdade da justificação pela fé, não podia compreendê-la. Mais tarde, um irmão morávio ajudou-o e lhe disse: "Apenas pregue a justificação pela fé para os outros, até que você próprio esteja certo de que está justificado pela fé". Pouco depois disso ele foi salvo.

Após a salvação, os dois irmãos começaram imediatamente a pregar essa mensagem por toda parte. Naquela época, não se podia pregar ao ar livre, mas somente se podia falar num templo de igreja, porque a igreja de então considerava que a Palavra Sagrada somente poderia ser proclamada, dentro de um templo santo. Entretanto, esses dois irmãos, juntos com George Whitefield, começaram a fazer reuniões ao ar livre e a levar dessa maneira pessoas ao Senhor. O tema principal das mensagens de John Wesley era a doutrina da santificação. O ensinamento da erradicação do pecado começou com ele, embora ele também dissesse aos outros que a santificação vinha pela fé. Depois que Wesley morreu, começaram os movimentos missionários ultramarinos. A primeira organização a ser estabelecida foi a Sociedade Missionária de Londres (London Missionary Society). Essa organização começou como uma instituição não denominacional. Mais tarde, entretanto, veio a ser dirigida pelos congregacionalistas. Em 1799, a Sociedade Igreja Missionária (Church Missionary Society - CMS) foi formada. Ela pertencia à Igreja Anglicana.

Os metodistas também expandiram a esfera de sua organização missionária e tornaram-se a Sociedade Missionária Metodista de hoje. Concluindo, as reformas do século dezesseis foram amplas, enquanto as do século dezoito não o foram. As reformas do século dezesseis afetaram o mundo não apenas espiritualmente como também política e socialmente. As reformas do século dezoito exerceram sua influência principalmente no aspecto espiritual. De todos os movimentos no século dezoito, o mais notável foi o testemunho da "igreja em Filadélfia". Eles assimilaram todas as principais restaurações anteriores. Entre eles se pode encontrar todas as verdades principais.

 

Versículo Para Ler e Orar

   
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Ultima Atualização: quarta-feira, 24 de junho de 2015 12:29:51