A Obra de Expansão e a Propagação do Evangelho

Gn 1:28 nos diz que o homem deve dominar, não somente em um lugar, mas sobre toda terra. o Senhor queria estabelecer o Seu reino, e assim a Sua expressão. Ex 19:5-6 nos mostra, novamente, o que o Senhor quer. Satanás é o príncipe deste mundo, mas o Senhor quer reconquistar o mundo e precisa do homem para estabelecer Seu reino. Deus nos deu esse mandamento no jardim do Éden, depois para a nação de Israel, e para a tribo de Levi. Chegou um momento que o Senhor não poderia mais esperar, e por isso chamou João Batista. Mt 3:2, vemos as primeiras palavras de João Batista, concernente ao reino dos céus, e em Mt 4:16-17 o Senhor continua nesta mesma linha.

O ministério do Novo Testamento começa com João Batista e continua com o Senhor. no versículo 23 vemos que esse ministério, ou seja, o evangelho, é para toda terra. Mt 9:38 nos diz que a seara é grande e necessita de irmãos, por isso Ele nos diz para orar por irmãos. Já em Mt 10:1-7, Ele nos deu autoridade e nos chamou de Apóstolos, que significa enviados, e no final enfatiza o reino dos céus, que compreende a igreja.

Com o evangelho do reino, as pessoas não somente serão salvas, mas as pessoas salvas serão aptas a estabelecer o reino na terra. Essa é a diferença entre os dois evangelhos,no evangelho da graça é pregado que Jesus é o nosso Salvador, e todo aquele que Nele crê será salvo. Vemos novamente em Mt 10, que primeiro o Senhor nos deu autoridade, por meio do espírito, e em seguida, nos deu direção, através das instruções. Logo não devemos pregar de qualquer maneira, precisamos das instruções do Senhor.

Em Mt 16:18-19, vemos que sem a igreja, não podemos sentir o reino dos céus, João Batista dizia que o reino dos céus está próximo, e a Pedro o Senhor revelou a igreja, que é a manifestação do reino dos céus na terra. At 1:3; 8 nos diz que, após a morte e ressurreição do Senhor, a expansão continuava progredindo, confirmado em Mt 28:18-19.

A vida da igreja é para expansão do reino. As reuniões são preparativos para sairmos. Precisamos ir a luta. Mt 24:14, o Senhor nos mostra que em toda terra deve ser pregado o evangelho do reino, então virá o fim. O reino já chegou, e podemos penetrar no reino dos céus. At 9:15, At 26:16-18, nos mostra o ministério de Paulo, que também era o evangelho do reino. At 28:23; 30-31, Paulo pregava o reino de Deus com intrepidez e ousadia, e esse deve ser o nosso viver. At 8:1 vemos a verdadeira expansão e em At 9:31 vemos que a expansão só houve, porque a igreja em Jerusalém saiu e por isso surgiu igrejas em outras cidades. Essa deve ser a nossa posição e desejo, ser membros que preguem o evangelho do reino. O Senhor depende de nós.

MAPA DA EXPANSÃO - PARAÍBA

Clique Aqui Para Ver o Mapa Ampliado.