Mensagem - Prática de Liberar o Espírito

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais " (Ef 5:15-19)

Efésios 5:15 diz que devemos andar de modo prudente. E, no versículo 18, diz: "E não vos embriagueis com vinho no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito". Como devemos andar na vida da igreja? Devemos andar no espírito. Quando recebemos o Senhor, o Espírito entrou em nós, mas precisa ser liberado. Para liberar o Espírito, primeiramente, precisamos nos encher Dele. Somos carentes do Espírito. Por invocar o nome do Senhor, falar e cantar os hinos (v. 19), enchemo-nos do Espírito. Invocamos, invocamos e falamos e cantamos os hinos a ponto de estarmos como que embriagados. Pessoas bêbadas não têm domínio sobre si mesmas e não se importam com a sua imagem diante dos outros. Portanto, irmãos, precisamos ser assim.

Às vezes, nas reuniões da igreja, quando os irmãos estão liberando o Espírito talvez alguns pensem: "Para que fazer isso? Para que pular?" Ou, ainda, podem pensar: "Eu sou espiritual e o homem espiritual não pode se comportar como bêbado. O homem espiritual deve ser silencioso, ter uma boa postura". Não conseguem vencer esses pensamentos porque seu homem exterior é uma casca difícil de se romper. Contudo, a Bíblia não diz assim. Pelo contrário, ela diz que se quisermos ser espirituais, devemos ficar como se estivéssemos embriagados.

Certa vez, ouvi um exemplo que gostei muito. Os brasileiros, em geral, gostam muito de futebol e, na Copa do Mundo, quando escutam o locutor dizer: "Gol!", todos gritam. Até aqueles bem comportados, quando escutam um gol, não conseguem se segurar e pulam como loucos. É como se alguma coisa saísse da pessoa. Espiritualmente falando, também precisamos ser assim. Do contrário, teremos o Espírito, mas não teremos o poder. Precisamos do Espírito de poder. Devemos encher-nos do Espírito da vida que está no nosso interior. Dessa forma, além de termos poder para fazer a obra de Deus, a nossa vida espiritual crescerá. O Espírito derramado apenas exteriormente não atende totalmente a nossa necessidade. O Espírito Santo pode se derramar sobre alguém e trazer certas manifestações, mas aquele Espírito ainda não o faz crescer.

Tenho prestado atenção aos jovens que servem ao Senhor tocando instrumentos musicais nas reuniões da igreja. Percebo que, às vezes, eles atentam mais para o lado da arte musical e esquecem de liberar o espírito. O músico, geralmente, costuma ser muito anímico. Precisamos saber que, mesmo servindo na música, tocando instrumentos, também precisamos liberar o nosso espírito. É muito fácil ficarmos na esfera anímica. É preciso fazer a vida divina fluir, romper a casca do nosso homem exterior. Ser um jovem que libera o espírito é imprescindível para servir ao Senhor nas reuniões com o dom musical. É preciso romper a casca, liberar o espírito! Todos precisam exercitar o espírito para liberar o Espírito!