s

Mensagem

"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra" (E 5:25-26)

O terceiro rio é o rio Tigre, que corre pelo oriente da Assíria (v. 14). A Assíria prefigura o mundo pecaminoso, cuja capital era Nínive, uma cidade cheia de pecado. Se lermos o livro de Jonas, no Antigo Testamento, veremos que Deus tencionava destruir aquela cidade. Ele, então, enviou o profeta Jonas para advertir os seus moradores. Jonas sabia que Deus era misericordioso e, depois de Sua advertência, a cidade toda se arrependeu e Deus não os castigou. Assim, podemos inferir que o rio Tigre corre para o mundo pecaminoso.

O nome Tigre, em hebraico, é Hidéquel (VRC), que quer dizer rápido. Suas águas têm um fluir ágil e muito forte, como um jato. Deus tem pressa em salvar o homem. Efésios 5:25-26 diz que Deus amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar por meio da lavagem de água pela Palavra. Nós precisamos do lavar da água pela Palavra. Segundo o texto bíblico original, essa água é como um jato, que remove todas as nossas rugas, todas as nossas manchas. Para as pessoas que caíram no pecado, essa água rápida e forte serve para ajudá-las a se livrar do pecado, até que estejam totalmente lavadas, sem mancha do pecado. Graças ao Senhor!