Igreja em Campina GrandeO Testemunho da Unidade do Corpo de Cristo nesta Cidade. |
Ap 3:7-13;Mt 23:8-11;Jo20:27; 1Co 12:13; Gl 2:28 Neste capítulo apresentaremos um diagrama sistemático que pode ajudar-nos a entender melhor o que temos falado. A primeira parte representa a igreja na era dos apóstolos. Embora Éfeso seja uma igreja que tenha enfraquecido, ela ainda está na mesma linha reta, uma vez que o Senhor reconheceu a igreja de Éfeso como continuação da igreja apostólica. Então veio Esmirna, que também continuou na mesma linha. Esmirna é realmente uma igreja sofrida. Não há louvor nem censura para ela. Depois de Esmirna, algo ocorreu quando apareceu Pérgamo. Ela não continuou a ortodoxia dos apóstolos, mas se uniu ao mundo e iniciou uma curva descendente. Ela sucedeu a igreja a igreja em Esmirna, mas ela não continuou na ortodoxia dos apóstolos. Uma vez que Pérgamo fez essa curva Tiatira seguiu os seus passos. Ela tomou a mesma linha de Pérgamo, mas não a mesma dos apóstolos. Sardes saiu de Tiatira, e ela também regrediu. Tiatira e Sardes continuarão até a volta do Senhor. Filadélfia é a igreja que retorna à ortodoxia dos apóstolos. Filadélfia também fez uma curva, desta vez, de volta à posição inicial na bíblia. A virada de restauração começou com Sardes e foi completada com Filadélfia. Agora a igreja está de novo na mesma linha reta que a era dos apóstolos. Filadélfia saiu de Sardes. Ela nem é a Igreja católica romana nem as igrejas protestantes, mas continua a igreja dos apóstolos. Mais tarde veio Laodicéia, a qual veremos no próximo capítulo. Agora gastaremos algum tempo para ver o que Filadélfia é, a fim de termos clareza com relação ao seu significado. Entre as sete igrejas, cinco são repreendidas e duas não. As duas não
repreendidas são Esmirna e Filadélfia. O Senhor aprova somente essas duas. É
realmente notório que as palavras faladas pelo Senhor a Filadélfia são muito
parecidas com as que foram faladas a Esmirna. O problema de Esmirna era o
judaísmo, e em Filadélfia também havia o judaísmo. À igreja em Esmirna o Senhor
diz: “Para serdes posto à prova”, enquanto para a igreja em Filadélfia o Senhor
diz: “Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro,
para experimentar os que habitam sobre a terra”. O
Senhor também fala às duas igrejas com relação à coroa. Para Esmirna Ele diz:
“Dar-te-ei a coroa da
Filadélfia, em grego, é composta de duas palavras. O significado de uma é amar
um ao outro, e o
significado da outra e irmão, assim, Filadélfia significa amor fraternal. Amor
fraternal é a profecia do
Senhor. Sacrifício é a característica principal de Tiatira e é cumprido na
Igreja Católica Romana.
Restauração é a característica de Sardes e é cumprida nas igrejas protestantes.
Agora, o Senhor diz-nos
que há uma que está completamente restaurada e é por Ele louvada. Os que lêem a
Bíblia levantarão a
Já falamos do comportamento dos nicolaítas e do ensinamento dos nicolaítas nas
igrejas em
Éfeso e em Pérgamo. Além disso, já mostramos que eles representam uma casta de
sacerdotes. Entre os
israelitas, os levitas podem ser os sacerdotes e o restante não pode. Mas na
igreja todos os filhos de
Deus são sacerdotes. A primeira Epístola de Pedro 2 e Apocalipse 5 nos dizem
claramente que tods os
comprados com o sangue são sacerdotes(vs. 9, 10). Todavia, os nicolaítas criam o
emprego de
Já expusemos bastante a escritura base para mostrar que todos somos sacerdotes.
Mas agora há
uma controvérsia entre Deus e os homens. Desde que Deus diga que cada um na
igreja está qualificado
para ser sacerdote, por que os homens dizem que a autoridade espiritual está
unicamente nas mãos de
uma classe mediadora, tal como a dos padres? Todos os redimidos com o sangue
precioso são
sacerdotes. Por que o Senhor não repreendeu Filadélfia, mas antes louvou-a?
Lembre-se de que o inicio
da classe mediadora foi em Pérgamo e a pratica foi em Roma. Eles têm o papa que
exerce domínio
sobre eles, têm os altos oficiais exercendo autoridade sobre eles, e têm altos
oficiais do Vaticano (a
igreja – palácio) etc. Mas o Senhor diz: “Vós todos sois irmãos”. Apeguem-se a
Mateus 20:25, ; 23:8. É Em 1825, Em Dublin, capital da Irlanda, houve muitos crentes cujo coração foi movido por Deus para amar todos os filhos do Senhor, não importando em qual denominação estivessem. Este tipo de amor não foi frustrado pelo muro da denominação. Eles começaram a ver que a Palavra de Deus diz que há apenas um Corpo de Cristo, não obstante em quantas seitas os homens possam dividi-lo. Eles continuaram lendo as Escrituras e viram que o sistema de um homem administrando a igreja e de um homem pregando não é bíblico. Então eles começaram a reunir-se cada domingo para partir o pão e orar. O ano de 1825 foi – após mais de mil anos de igreja católica romana e varias centenas de anos de igrejas protestantes – a primeira vez em que houve um retorno à adoração simples, livre e espiritual conforme as Escrituras. No início eram duas pessoas mais tarde, quatro ou cinco.
Esses crentes, aos olhos do mundo, eram inferiores e desconhecidos. Mas eles
tinham o Senhor
no meio deles e a consolação do Espírito Santo. Eles permaneceram sobre a base
de duas claras
verdades: primeiramente, que a igreja é o Corpo de Cristo e que este Corpo é
apenas um; em segundo
lugar, no Novo Testamento não havia sistema clerical. Portanto, todos os
ministros da Palavra
estabelecidos pelos homens não são bíblicos. Eles acreditavam que todos os
verdadeiros crentes são ¹ Referindo-se ao movimento de Reforma religiosa. Embora entre eles alguns conheceram as doutrinas profundamente e alguns superficialmente, a posição dos irmãos ainda é a mesma. Ao vermos isso, precisamos agradecer o Senhor. O Senhor diz que Ele é Aquele que “abre e ninguém fechará, e que fecha e ninguém abrirá”. “Conheço as tuas obras (...) que tens pouca força”. Quando chegamos neste ponto, nossos pensamentos espontaneamente retornam ao tempo da volta de Zorababel ² , sobre quem certo profeta disse: “Pois quem despreza o dia dos humildes começos” (Zc 4:10). Não despreze o dia das pequenas coisas, isto é, o dia da edificação do templo. Nas escrituras há uma grande prefiguração da igreja –a o templo. Quando Davi reinava, o povo de Deus era unido. Mais tarde, eles se dividiram em reino de Judá e reino de Israel. Os filhos de Deus começaram a dividir-se e, ao mesmo tempo, começaram a idolatria e a prostituição. Como resultado, foram capturados e levados para a Babilônia. Todos reconhecem que o cativeiro na Babilônia tipifica Tiatira, a igreja católica romana. Desde que a bíblia faz da Babilônia um símbolo de Roma, então também a igreja tem um cativeiro babilônico. Que fez o povo de Deus quando retornou do seu cativeiro? Eles voltaram debilmente, grupo por grupo, e edificaram o templo. Parece que eles tipificaram o movimento dos irmãos. Havia muitos judeus, os mais velhos, que viram o templo antigo; agora eles viam com os próprios olhos o estabelecimento do fundamento do templo e choravam em alta voz, porque o templo era inferior em glória se comparado com aquele do tempo de Salomão. Contudo, Deus falou por intermédio do profeta menor, dizendo?”Não despreze o dia das pequenas coisas, porque este é o dia da restauração”. Aqui, o Senhor diz as mesmas palavras: “tens pouca força”. O testemunho da igreja hoje no mundo, comparado com os dias de Pentecoste, é realmente o dia das pequenas coisas. “Guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”. O Senhor os reconhece por duas coisas: não negar o nome do Senhor e não negar a sua palavra. Na história da igreja, nunca houve uma era na qual os homens conheceram tanto a Palavra de Deus quanto os irmãos. A luz era como a chuva de uma grande enchente impetuosa. Uma noite, quando eu estava em Xangai, encontrei um irmão que me disse ser cozinheiro em uma embarcação. Falei com ele demoradamente. Receio que muito poucos missionários conheçam a Palavra de Deus tão bem quanto ele. Na verdade, esta é uma das suas características mais evidentes – eles conhecem a palavra de Deus. Mesmo se encontrarmos o mais simples entre eles, terá mais clareza que muitos missionários. O Senhor diz: “Não negaste o meu nome”. Desde 1825, os irmãos diziam que somente seriam chamados de cristãos. Se alguém lhes perguntasse quem eram eles, eles diriam: Eu sou cristão”. Mas se alguém perguntar a um membro da igreja metodista, ele dirá: eu sou um metodista; se encontrar alguém da igreja dos amigos, ele dirá: eu pertenço a igreja dos amigos; alguém da igreja luterana dirá: eu sou luterano; alguém da igreja batista dirá: eu sou batista. Além de Cristo, os homens ainda usam muitos nomes pelos quais se autodenominam a si mesmos. Mas os filhos de Deus têm um único nome pelo qual chamam a si mesmo. O Senhor Jesus diz:”Orai em Meu nome” e “Reunidos em Meu nome”. Temos somente o nome do Senhor. Whitefield disse: “Seja todos os outros nomes abandonados; seja somente o nome de Cristo exaltado”. Esses irmãos foram levantados para fazer exatamente isso. A profecia do Senhor diz a mesma coisa, que eles honraram o nome do Senhor. O nome de Cristo é o centro deles. Eles ouvem muitos freqüentemente entre eles esta palavra: “ O nome de Cristo não é suficiente para separar-nos do mundo? Não é suficiente simplesmente termos o nome do Senhor”? Certa vez encontrei um crente num trem, que me perguntou que tipo de cristão eu sou. Respondi-lhe que sou apenas um cristão. Ele disse: “Não há tal cristão no mundo. Dizer que você é um cristão não significa nada; você tem de dizer que tipo de cristão você é. Isso é que faz sentido”. Repliquei-lhe: “Eu sou simplesmente um homem que é cristão. Você diz que um homem ser cristão não significa nada? Que tipo de cristão você diria que faz sentido ser? Quanto a mim, só posso ser um cristão – nada mais”. Naquele dia tivemos uma conversa muito boa. Devemos observar uma coisa: o pensamento fundamental de muitas pessoas é que o nome do Senhor não é suficiente. Muitos pensam que precisam do nome de uma denominação; eles acham que devem ter outro nome além do nome do Senhor. Não considere que nossa atitude em relação a isso seja exagerada demais. Aqui o Senhor diz: “Não negaste o meu nome”. Se o meu sentimento está correto, todos os outros nomes são uma vergonha para Ele. Esta palavra “negaste” é a mesma palavra usada para referir-se à negação de Pedro ao Senhor. Que tipo de cristão sou eu? Eu sou um cristão. Não quero ser chamado por outro nome. Muitos não querem honrar o nome de Cristo e não estão dispostos a serem chamados apenas de cristãos. Mas, graças a Deus, a profecia de Filadélfia foi cumprida nos irmãos. Eles não mais têm qualquer outro nome característico. Eles são irmãos; eles não são “ A igreja dos irmãos”. “Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar”. O Senhor fala à igreja em Filadélfia sobre a porta aberta. Os homens freqüentemente dizem que se você andar de acordo com as escrituras, a porta será logo fechada. A mais difícil barreira a ultrapassar ao submeter-se ao Senhor é o fechamento da porta. Mas aqui, na verdade, há uma promessa: ”Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar”. No tocante aos irmãos, isto é um fato. No mundo todo, seja ao expor a bíblia ou ao pregar o evangelho, nenhum outro grupo de pessoas teve as oportunidades que eles tiveram. Fosse na Europa, América ou África, era sempre a mesma coisa. Não há necessidade de sustento humano, de anúncio, propaganda ou contribuições; eles sempre têm muitas oportunidades para trabalhar, e a porta para trabalhar ainda está aberta. “Eis que farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmo se declaram judeus, e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés, e conhecer que eu te amei”. Já vimos pelo menos quatro coisas as quais têm feito o cristianismo tornar-se judaísmo: os sacerdotes mediadores, a lei de letras, o templo material e as promessas terrenas. Que diz o Senhor? “Eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés”. O judaísmo é destruído nas mãos dos irmãos. Em todo lugar no mundo inteiro há tal movimento. Onde eles estão o judaísmo é derrotado. Entre o s que hoje realmente conhecem a Deus, a principal força do judaísmo tornou-se algo do passado. “Porque guardaste a palavra da minha perseverança”. Isso será relacionado com “companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus”, em Apocalipse 1. Perseverança aqui é usada como um substantivo. Hoje é tempo da perseverança, em Jesus”, em Apocalipse 1. Perseverança aqui é usada como um substantivo. Hoje é tempo da perseverança de Cristo. Hoje o Senhor encontra muitos que escarnecem Dele, mas Ele é perseverante. Um dia o julgamento virá, mas hoje Ele é perseverante. Sua palavra hoje é a palavra da perseverança. Aqui Ele não tem reputação, Ele é uma pessoa humilde, ainda um nazareno, ainda o filho de um carpinteiro. Quando seguimos o Senhor, Ele diz: “Guarda a palavra da minha perseverança”. “Também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”. Podemos usar Tchankim ³ como ilustração: Dizer que o guardarei do bombardeio significa que você estará em Tchankin, mas será guardado do bombardeio. Se digo o guardarei da hora, isto significa que antes daquela hora você acabou de partir para Chengtu³. Quando o mundo todo estiver sendo testado – se refere à grande tribulação – não enfrentaremos a tribulação. Antes que aquela hora chegue, já teremos sido arrebatados. Em toda a bíblia há somente duas passagens que fala da promessa do arrebatamento: Lucas 21:36 e Apocalipse 3:10. Hoje devemos seguir o Senhor, não viver frouxamente, aprender a viver no caminho de Filadélfia e pedir ao Senhor para livrar-nos de todas as provações que vêm. Cidades da China – W. Nee foi nasceu na China. “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. O Senhor diz: “Venho sem demora”. Portanto, essa igreja deve continuar até a volta do Senhor. Tiatira não passou, Sardes não passou e Filadélfia ainda não passou também. “conserva o que tens, ou seja, a Minha Palavra” e o Meu nome”. Não devemos esquecer a palavra do Senhor e não devemos envergonhar o nome do Senhor. “Para que ninguém tome a tua coroa” : todos em Filadélfia já têm coroa. Nas outras igrejas há o problema de ganhar-se a coroa. Aqui o problema é perdê-la. O Senhor diz que já temos a coroa: Paulo (2Tm 4:8). Assim também entre as igrejas, somente Filadélfia sabe que tem a coroa. Não permita, agora, que nenhum homem tome sua coroa; não sai de Filadélfia, deixando sua posição. Aqui diz: Conserva o que tens para que nenhum homem a tome”. Isso nos diz claramente que Filadélfia também corre um perigo em particular; de outra maneira, o Senhor não lhe teria dado tal advertência. Além disso, esse perigo é bastante real; essa é a razão por que o Senhor lhe deu ordens de modo tão sério. Qual é o perigo que correm eles? O perigo está em perder o que já conseguiram. Assim, o Senhor pede a eles para conservarem o que têm. O perigo não está em não progredirem; antes, está no retrocesso. Eles estão agradando o Senhor porque amam uns aos outros e são fiéis à Palavra do Senhor e ao Seu nome. O perigo está em perder este amor e fidelidade. Que terrível! Mas de fato isso foi o que realmente aconteceu. Após vinte anos, os irmãos também dividiram-se em dois grupos: os “exclusivos” e os “abertos”, e dentro das duas divisões há muitas facções. Portanto, em Filadélfia também há o chamamento aos vencedores. Qual foi a razão desse problema? Devemos ser muito cuidadosos e humildes; do contrario, seremos envolvidos no mesmo erro. Cremos que qualquer tipo de divisão é resultado da perda do amor de um pelo outro; quando o amor não existe ou está faltando, as pessoas dão atenção ás leis, enfatizam comportamentos forçados e perdem-se em detalhes procurando falhas. Uma vez que o amor está em perigo, as pessoas ficarão orgulhosas de si mesmas e invejosas das outras, gerando, então, controvérsias e disputas. O Espírito Santo é a força da unidade, enquanto a carne é a força da divisão. A menos que a carne seja tratada, cedo ou tarde ocorrerá a divisão. Além do mais, creio que a carência dessa época foi que os irmãos Unidos* não viram a base e o limite da igreja. Eles viram claramente, do lado negativo, os pecados da igreja, mas do lado positivo, quanto a igreja deve amar um ao outro e ser unânime quanto a base e limite da cidade, eles não viram adequadamente. A igreja católica romana dá atenção à união de uma igreja nesta terra, enquanto os irmãos unidos deram atenção à união idealista de uma igreja espiritual nos céus. Eles não viram ou, pelo menos, não viram tão claramente que o amor de uns pelos outros nas epístolas é o amor de uns pelos outros na igreja em uma cidade; a unidade é a unidade da igreja em uma cidade; o ajuntamento é o ajuntamento da igreja em uma cidade; a edificação é a edificação da igreja em uma cidade; e até mesmo a excomunhão é a excomunhão da igreja em uma cidade. De qualquer forma, somente dois tipos de pessoas falam sobre a unidade da igreja: a igreja católica romana fala da unidade de todas as igrejas na terra, enquanto os irmãos unidos falam da unidade espiritual nos céus. Como resultado, a primeira não é senão a unidade em aparência exterior, enquanto a última é uma unidade idealista; na verdade, porém é divisiva. Ambas não atentaram para a unidade da igreja em cada e toda cidade como registrado na bíblia. Desde que os Irmãos Unidos não deram tanta atenção ao fato de que a igreja tem a cidade como seu limite, os “Irmãos Exclusivos” exigiram ação unificadora por todo lugar, resultando na quebra do limite da cidade e caindo no erro da igreja unida; enquanto os “Irmãos Abertos” exigiram administração independente de cada reunião, cujo resultado em muitos lugares foi muitas igrejas em uma cidade, caindo assim no erro da Igreja Congregacional, que torna cada congregação uma unidade independente. Os “Irmãos Exclusivos” excedem o limite da cidade, enquanto os “Irmãos Abertos” são menores que o limite da cidade. Eles esquecem que na bíblia há uma e apenas uma igreja em cada cidade. As palavras faladas na bíblia para igreja são dirigidas para esse tipo de igreja. É muito estranho que, a tendência de hoje seja mudar as palavras que, na bíblia , são ditas para a igreja em uma localidade, para palavras falada para a igreja espiritual. Além disso, alguns irmãos estabelecem uma igreja é menor que a cidade – a igreja “casa” é um exemplo. Mas na bíblia não há nenhuma “União de igrejas” das igrejas de todo lugar nem há igrejas de congregações e de reuniões em uma cidade como igrejas independentes. Uma igreja para várias cidades, ou várias igrejas em uma cidade – ambas não são ordenadas por Deus. A palavra de Deus claramente revela que uma cidade pode ter uma só igreja, e somente pode haver uma igreja em uma cidade. Ter uma igreja do tamanho de muitas cidades exigem uma unidade que a bíblia não exige, e ter várias igrejas em uma cidade divide a unidade que a bíblia exige. A dificuldade dos irmãos unidos naqueles dias foi que eles não tinham suficiente clareza a respeito do ensinamento da bíblia sobre cidade. O resultado é que desde que aqueles que tomaram o tipo de unidade “União das Igrejas” uniram-se a irmãos em outros lugares, eles não mais temeram estar divididos com os irmãos na mesma cidade. E os que tomavam reunião como uma unidade e não tinham problema com os irmãos da mesma reunião, não temeram estar divididos com os irmãos que estivessem em outras reuniões na mesma cidade. Porque eles não perceberam a importância dos ensinamentos da bíblia a respeito da cidade, resultaram divisões em cada caso. O Senhor não exigiu unidade impraticável de todos os lugares. O Senhor também não permitiu tomar-se uma reunião como limite da unidade – isso é livre demais; é licencioso, sem restrição ou instrução. Apenas uma palavra de desacordo e imediatamente outra reunião é estabelecida com três ou cinco como um grupo, e isso é considerado como unidade. Pode haver somente uma unidade em uma cidade. Que restrição para aqueles comlicenciosidade carnal! O movimento dos irmãos ainda continua. E a luz sobre a “cidade” está cada vez mais clara. Até que ponto o Senhor irá trabalhar, nós não sabemos. Podemos somente aguardar pela história; então teremos clareza. Se nossa consagração ao Senhor é absoluta e nós mesmo somos humildes, receberemos misericórdia para sermos guardados do erro. “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, e o meu novo nome”. Durante a época de Filadélfia tem havido muitos casos de excomunhão de irmãos. Mas aqui eles não podem mais ser excomungados; eles serão uma coluna no templo de Deus. Se a coluna é removida, o templo não permanece em pé. Filadélfia faz com que o templo de Deus permaneça em pé. Há três nomes gravados sobre o vencedor: o nome de Deus, o nome da Nova Jerusalém e o novo nome do Senhor. O plano eterno de Deus está cumprido. As pessoas em Filadélfia retornam ao Senhor e O satisfazem. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Lembre-se, Deus não manteve em segredo o desejo o seu coração; Ele tem indicado muito claramente o caminho diante de nós. *Irmãos Unidos – Nome dado ao movimento dos irmãos. Capitulo 7 do Livro A Ortodoxia da Igreja - W.Nee - Ed. Árvore da Vida
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Ultima Atualização:
sexta-feira, 27 de agosto de 2021 21:54:44 |