TERREMOTO NO BRASIL

Nos últimos dias deparamos-nos com uma notícia realmente incomum; houve um terremoto na região Sudeste do Brasil, de magnitude superior a 5° na escala de intensidade, que é considerado de poder destrutivo moderado. Com essa potencia, seria bem possivel que as cidades da região sofressem graves danos materiais e humanos, mas graças a Deus não houve grandes consequencias, senão rachaduras em alguns prédios, afora o susto em muitas pessoas que foram surpreendidas pelos tremores. Talvez a notícia tenha sido mais surpreendente do que o próprio fato, pois quem poderia imaginar que pudesse haver um terremoto de tal envergadura no território brasileiro, até então praticamente livre de tal catástrofe?

Esse episódio vem revelar, quem sabe, nossas debilidades mais profundas, coisas que jamais havíamos percebido, nem imaginado possuir. De repente, sem qualquer sinal ou aviso prévio, as massas de terra abaixo de nossa esfera de vida na superfície, movimentam-se bruscamente provocando ou liberando um poder destrutivo superior às bombas atômicas. Ele é capaz de mudar repentinamente a vida das pessoas que, sem o saber, andam de um lado para outro na busca de realizar seus planos, resolver seus problemas ou quem sabe até mesmo na expectativa de encontrar um meio de mudar os rumos para si, para sua família ou para a sociedade.

Costumamos olhar para cima na tentativa de responder tais questionamentos, no entanto o que vimos ocorrer por aqui foi um sinal de que as ameaças mais destruidoras podem estar embaixo de nossos pés, numa profundidade que nunca pensamos que poderia afetar-nos. É lícito supor que o nosso viver apóia-se nos valores que consideramos e na visão que temos acerca da vida humana e do futuro do homem. Os séculos da história constroem nossa terra e colocam os alicerces para o nosso andar. Os últimos dias vêm mostrar que não temos valorizado as coisas mais firmes e sólidas, bem como não temos visto algo mais concreto no futuro.

Estas seguramente são boas indicações de que a falta desses valores e dessa visão torna nossa vida frágil, sujeita a tremores repentinos e a abalos que podem simplesmente aniquilar nosso futuro na terra. O Senhor Jesus comentou acerca de Sua vinda: "Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" (Lucas 18:8). Crer na Palavra de Deus é que dá consistencia ao nosso andar e produz esperança para o futuro. Pensar que estamos seguros simplesmente porque não vemos nenhuma ameaça por perto, realmente é um grande engano, como o terremoto recente nos mostrou. Muitos estão andando de um lado para outro de qualquer maneira, sem qualquer consistencia, sem qualquer rumo. Eles pensam que estão seguros, mas na verdade não há nada de sólido sob seus pés.

Vamos dar atenção à Palavra de Deus, e colocar uma rocha sob nossa vida futura. Mesmo que os tremores venham não seremos abalados: "Todo aquele, pois, que houve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha" (Mateus 7:24).

"Aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, Ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor" (Hebreus 12:26-29).

Amém! Jesus Cristo é o nosso Senhor!

Texto extraído do do JAV nº. 187 - Coluna Refletindo - Editora Árvore da Vida e enviado pela irmã Zélia da igreja em Campina Grande-PB