As Dificuldades da Edificação

No capítulo 4 do livro de Neemias começa a oposição e a perseguição; depois de tanta alegria vem a oposição. Por quê? Porque a nossa visão da igreja e a nossa disposição de viver para o Senhor precisa ser testadas e provadas; nosso coração precisa passar por teste para ver se realmente amamos o Senhor e Seu propósito ou foi apenas fogo de palha.

Nos versículos 1 e 2 lemos: “Ouvindo os adversários de Judá e Benjamin que os que voltaram do cativeiro edificavam o templo ao Senhor, Deus de Israel, chegaram-se a Zorobabel e aos cabeças de famílias e lhes disseram: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir para aqui”. Esses são os de Samaria, cuja ajuda foi recusada por Zorobabel e os cabeças de famílias. As conseqüências aparecem nos versículos 4 e 5: “Então, as gentes da terra desanimaram o povo de Judá, inquietando-o no edificar; alugaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia”.

Há alguma coisa que está inquietando-nos, desanimando-nos no edificar? Devemos perceber que nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades (Efésios 6:12) que em todo o tempo estão tentando frustrar a edificação divina. Agora é hora de verificar se nosso ânimo procede do espírito ou da emoção. Precisamos dessa prova para permanecer firmes até o fim. A nossa visão tem de ser espiritual e não podemos viver somente pela empolgação.

Devemos estar bem esclarecidos sobre o que estamos buscando e qual é a motivação em voltar para Jerusalém (para a vida da igreja). Queremos edificar a casa do Senhor, mesmo que mil caiam à nossa direita e dez mil à nossa esquerda. Queremos continuar lutando pela casa do Senhor e ser fiéis à visão celestial (Atos 26:19). Quem sabe, hoje, não estamos passando por alguma situação, até que os inimigos aluguem tudo o que for possível para frustrar nosso plano e, então, a reedificação do templo, que começou num clima tão alegre, sofre, de repente, forte pressão da oposição.

Quando nos envolvemos com a restauração da casa de Deus, somos perseguidos. Que fazer, então? Desistir? Não, não devemos desistir, contudo não procuraremos resistir sozinhos aos inimigos. O Senhor é conosco, Ele é o nosso Deus, Ele vai fortalecer as nossas mãos e nos protegerá, e isso foi demonstrado na história de Esdras e Neemias, que foram sempre fortalecidos pelo Senhor. Não podemos permitir que o inimigo arme qualquer cilada e nos enrede no meio do caminho, pois ele sabe como desestimular os jovens desviando-lhes a atenção, e como distrair os de meia-idade, fazendo-os voltar o coração para outros interesses, e como insinuar desenganos nos mais velhos.

Sem dúvida ele vai alugar conselheiros para nos desestimular e frustrar a edificação, mas se tivermos uma visão clara, como Paulo, o Senhor vai ter Sua casa edificada, e nós vamos permanecer cooperando até o fim. Esse é o encargo hoje e creio que o Espírito Santo pode trabalhá-lo em cada um dos irmãos, pois a vontade do Senhor é restaurar Sua casa.

(trecho extraído do capítulo 1 do livro “NeemiasA Restauração dos Muros de Jerusalém”, publicado pela Editora Árvore da Vida)

Acesse: http://www.editoraarvoredavida.org.br