Ser vida para o homem, tendo como símbolo a árvore da vida

O desejo e propósito de Deus ao criar o homem eram ser sua vida (Gn 2:8-9), e isso é simbolizado pela árvore da vida (v. 9; Ap 2:7b; 22:2, 14, 19).

A Bíblia é um livro maravilhoso.

A Bíblia nos diz que Deus criou o homem à Sua imagem e conforme Sua semelhança (Gn 1:26). Na verdade o que Deus criou não foi um homem, mas um "deus". Por exemplo, se você tentar fazer um cão, mas o fizer segundo o rosto e o corpo humanos, as pessoas dirão que não é um cão, e sim um homem.

Gênesis nos mostra que Deus criou um homem, mas o que Ele criou tinha a aparência de Deus, pois era parecido com Deus em imagem e semelhança. Se disser que o que Deus criou foi um homem posso argumentar com você e dizer que esse homem na verdade era Deus. Qual foi o propósito de Deus ao criar um homem parecido com Ele? Em Gênesis 2 vemos que Deus colocou o homem criado em frente a árvore da vida. Isso é muito significativo. A intenção divina era que Adão comesse dessa árvore. Os nutricionistas dizem que somos o que comemos. Os que comem da árvore da vida se parecem com ela.

Que é a árvore da vida? Isso requer cuidadoso estudo da Bíblia. Depois de Gênesis 2, que a menciona pela primeira vez, você deve continuar a ler até chegar a Salmos. Em Salmos 36 lemos: “Fartam-se da abundância da tua casa, e na torrente das tuas delícias lhes dás de beber. Pois em ti está o manancial da vida” (vs. 8-9a).

Aqui o termo vida é mencionado novamente; esse salmo nos diz que em Deus está o manancial da vida. Em outras palavras, Deus é a fonte da vida. Quando você habita na casa de Deus, a fonte da vida é posta perante você e é para seu desfrute. O que esse quadro quer dizer é que o desejo de Deus é trabalhar-Se no homem a fim de ser vida para ele. Como Deus pode ser trabalhado no homem? Pela alimentação. Não é de admirar que, quando o Senhor Jesus veio, disse-nos em João 6 que Ele era o pão da vida (v. 35); depois disse que os que O comem vivem por causa Dele (v. 57b). E não somente isso, João 1:1 diz: “No princípio era o Verbo [...] e o Verbo era Deus”, e o versículo 4 diz: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”. Além disso, João 10:10 diz: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Por esses versículos podemos ver claramente que a árvore da vida é o próprio Deus.

Como o Espírito, Deus é misterioso e invisível para o homem, portanto usou a árvore como símbolo, como alegoria. Quando você a vê, imagina: "A quem se refere essa figura?". Não é uma macieira nem pessegueiro; é a árvore da vida. Que é vida? Sabemos que há a vida vegetal, animal, humana e divina.

Vida é sempre um mistério, por isso, para deixá-la clara para nós, não bastava Deus usar palavras que explicassem que Ele é vida, assim Ele nos mostrou uma figura. Quando você vê a árvore da vida, gradualmente percebe que deve comer dela. Isso quer dizer que você precisa receber Deus em seu interior para ser sua vida. Por isso a árvore da vida em Gênesis 2 expressa o desejo do coração de Deus, que é entrar no homem.

João 3:16 diz que Deus ama o mundo. Entretanto nosso entendimento dessa palavra é superficial demais. O fato de Deus amar as pessoas do mundo não significa que Ele apenas gosta delas; antes, ele as ama ao extremo, a ponto de querer entrar nelas. Em todo o universo há milhares e até milhões de itens criados por Deus, mas o que é mais precioso para Ele é o homem, pois o homem é Seu objeto, como um vaso para contê-Lo. Deus deseja estar no homem, por isso, desde o início, a Bíblia expressa o desejo de Deus, e no fim, ela nos mostra novamente Seu propósito. Os livros da Bíblia fornecem um registro das obras de Deus, cuja consumação extrema é que o homem pode recebê-Lo como a árvore da vida. Como essa árvore, Deus cresce no homem a fim de ser vida para ele. É esse o propósito divino.

Contribuição recebida por e-mail