Os Três Caminhos

O livro de provérbios é um livro de instruções. Foi escrito para ajudar os imaturos a alcançar a maturidade. Ele, como uma luz, aponta o caminho que deve ser seguido em meio a tantos caminhos. Os pais devem utilizar esse tesouro de sabedoria para ajudar os filhos a atingir a maturidade e a temer ao Senhor. Essa é a maior contribuição que eles podem oferecer aos filhos.

Tudo começa com o coração. Esse é o ponto de partida de todas as coisas. Se vamos seguir à direita, reto ou à esquerda, tudo depende de nosso coração, do que foi semeado nele, do princípio que o governa. Podemos dizer que há apenas três caminhos por onde uma pessoa pode trilhar sua vida: o caminho da ética (direita), do pecado (esquerda) e o caminho de Deus (reto).

Muitos pais educam seus filhos baseados nos princípios éticos e morais. Desde cedo eles são levados a considerar o valor de ser verdadeiro, honesto, franco, fiel, obediente e respeitador. Outros pais esforçam-se para livrar os filhos de andar pelo caminho escabroso das drogas e da delinqüência. Esses dois tipos de orientação do ponto de vista da sociedade são muito bons. Com certeza, se esses pais fossem a maioria, teríamos lares cheios da virtude humana elevada, com filhos exemplarmente éticos e morais e, como resultado, uma sociedade de alto nível.

Como muitos pais atentam apenas para esse tipo de criação de filhos, eles ficam extremamente satisfeitos quando os vêem com a capacidade de desenvolver-se moralmente de discernir o bem e o mal. Mas discernir o moral do imoral, o ético do aético, seria suficiente? Conseguindo isso você sente que teria concluído sua missão de pai?

Isso é bom, mas insuficiente. Por isso devemos lembrar-nos sempre de que nossos filhos precisam nascer de novo. Precisam receber a vida de Deus para dentro deles e isso independe do caminho que seguiram. Se andaram pelo caminho da esquerda, do pecado, eles vão precisar de Deus; se andaram pelo caminho da direita, da ética e da moral, vão necessitar nascer de Deus do mesmo modo.

Encorajamos os pais a continuar desenvolver a virtude humana em seus filhos, porém, sem se esquecer da regeneração, que os filhos tanto precisam experimentar.

Em outras palavras: os pais devem se preocupar também com o caminho do meio, o caminho reto, o caminho que leva os homens para Deus. E a primeira coisa a fazer é levá-los a reconhecer sua natureza pecaminosa e a necessidade de receber o Senhor como seu Salvador pessoal. Essa é uma necessidade que envolve todas as pessoas independentemente do caminho que tomaram.

Que tipo de princípio você está semeando no coração de seu filho? É admirável tangê-los para longe do pecado e atraí-los para as coisas respeitáveis. Certamente isso guardá-los de uma expressão negativa em seu viver, mas não se esqueça de que o mais importante é que busquem seu Criador (Eclesiastes 12:1-8).
Que os pais não apenas ajudem seus filhos a desenvolver a virtude humana e fugir do caminho mau, mas que, sobretudo, conduzam seus filhos para Deus.

Este artigo foi inspirado em algumas partes do capitulo 3 de Provérbios e extraído da secção "Aos Pais" do Jornal Árvore da Vida.

Contribuição recebida por e-mail