O Profetizar nas Reuniões

Se (…) toda a igreja se reunir (…) e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, por ventura, que estais loucos? Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado. (…) Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1Co 14:23-24,26 (VRC)

Em 1937 o irmão Nee teve comunhão a respeito da necessidade de restaurar a reunião de mutualidade da igreja revelada em 1 Coríntios 14. Entretanto, naquele tempo, não encontramos uma maneira de substituir a forma tradicional de um só falar e os outros ouvirem por essa prática bíblica. Em 1948 o irmão Nee teve novamente comunhão conosco sobre essas linhas. Ele nos falou que o assim chamado serviço matinal de domingo, no qual um fala e os outros ouvem, é antibíblico e segundo os costumes das nações (2Rs 17:8). Ele propôs que deixássemos esse tipo de reunião de lado e encorajássemos todos os santos a sair e pregar o evangelho no domingo, o dia do Senhor. Em pouco tempo, no entanto, os comunistas assumiram o controle da China Continental, então, não tivemos a chance de concluir esse encargo.

Todos nós temos de pagar o preço para entrar na maneira bíblica de reunir revelada em 1Coríntios 14. Precisamos praticar 1Coríntios 14:26: “Quando vos reunis, cada um de vós tem” (VRC). Para levar a cabo a economia neotestamentária de Deus, Seu plano eterno para a era do Novo Testamento, todos nós, Seus filhos, devemos aprender a exercitar as habilidades na vida divina que Ele nos deu.

Paulo disse que todos podem profetizar um após outro (1Co 14:31). Isso indica que todos temos a capacidade de profetizar. Ele disse nos versículos 23 e 24 que quando “toda a igreja se reunir no mesmo lugar, (…) se todos profetizarem…” Isso significa que todos temos a obrigação de profetizar.

Em 1984 percebi que a restauração do Senhor quase paralisou. Tornamo-nos adormecidos. Pela misericórdia do Senhor, Ele nos levou a perceber que precisávamos introduzir Sua restauração em uma maneira final e máxima. Muitas verdades e práticas bíblicas foram restauradas pelo Senhor ao longo da história da igreja, contudo, há uma última coisa que Ele não restaurou: a maneira de reunir. Ele disse que a igreja tem de praticar 1 Coríntios 14:26. Esse é um grande item do Novo Testamento que precisa ser restaurado. Onde podemos ver uma reunião em que os cristãos se reúnem juntos e cada um tem algo? Em 1 Coríntios 14:26 Paulo usou a palavra “tem” cinco vezes: “Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (VRC)”

O irmão Nee chamou isso de reunião de mutualidade. Isso é diferente dos costumes das nações. Sempre que as nações têm uma reunião, somente um fala e os outros ouvem. Essa prática é mundana e natural.

Se vamos cumprir 1 Coríntios 14:26 devemos atentar para Efésios 4:11-16. As pessoas dotadas devem aperfeiçoar os santos. Então, todos os santos irão fazer exatamente o que as pessoas dotadas fazem e cada parte do Corpo vai operar. Todo o Corpo de Cristo edifica a si mesmo por intermédio do operar de todas as partes. A resposta de como 1 Coríntios 14:26 pode ser cumprido é encontrada em Efésios 4:11-16. Isso é uma parte da restauração do Senhor e seu progresso.

A Palavra nos assegura que 1 Coríntios 14:26 e Efésios 4:11-16 devem ser cumpridos. O item principal que essas duas porções da Palavra nos revela é a reunião adequada da igreja para edificação do Corpo orgânico de Cristo, e não a edificação de uma congregação. Isso é para ser cumprido, e fazê-lo é grande parte da restauração do Senhor. Temos de valorizar essa revelação e recebê-la como boas novas.Somos abençoados pelo fato de estarmos na restauração do Senhor hoje.