A POSTURA, POSIÇÃO E FUNÇÃO DAS IRMÃS NA IGREJA

Parte 01 | Parte 02 | Parte 03 | Parte 04 | Parte 05 | Parte 06

Parte 01

Leitura bíblica: Gl 3:28; 1Co 12:13; Ef 5:21-22; 1Co 11:3; Lc 8:2-3; At 12:12

Gálatas 3:28 diz, "Não pode haver judeu nem grego; não pode haver escravo nem livre, não pode haver homem nem mulher; pois todos vós sois um em Cristo Jesus". Nesse versículo podemos identificar três pares contrastantes: judeu e grego, escravo e livre, e homem e mulher. Em 1 Coríntios 12:13 há dois pares contrastantes: judeu e grego e escravos e livres. Gálatas 3:28 diz que em Cristo não pode haver judeu nem grego, escravo nem livre, homem e mulher, enquanto que em 1 Coríntios 12:13 diz que na igreja, no Corpo, não há distinção entre judeus e gregos e entre escravos e livres.

Esse versículo não menciona homens e mulheres. Com base nesses dois versículos podemos ver que em Cristo, que é a Cabeça do Corpo, não há diferença entre homem e mulher, mas no Corpo há uma diferença entre homem e mulher, isto é, entre irmãos e irmãs. Primeira Coríntios 11 fala definitivamente sobre a diferença entre homem e mulher especialmente na questão do encabeçamento (vv. 2-16). Isso indica que na igreja ainda existe a diferença entre os irmãos e irmãs. Em Cristo essa diferença não existe, mas na igreja, no Corpo, permanece a diferença entre homem e mulher.

A POSIÇÃO DAS IRMÃS NA IGREJA

Minha razão ao mostrar isso é para dizer que as irmãs têm uma importante posição na igreja. Não devemos pensar que porque a diferença entre homem e mulher ainda existe no Corpo, a posição das irmãs não é importante. Se esse é o nosso pensamento, estamos errados. Se lermos o Novo Testamento completo, perceberemos que na vida da igreja, de uma certa perspectiva, a posição e função das irmãs são mais importantes do que a dos irmãos.

Os três passos principais tomados pelo Senhor Jesus foram Sua encarnação, Sua crucificação, e Sua ressurreição. Com relação a cada um desses três passos, uma irmã estava envolvida, e todas as três irmãs chamavam-se Maria. O Senhor foi encarnado por meio de Maria Sua mãe (Mt 1:16, 18). Um pouco antes da Sua crucificação Maria, irmã de Marta, ungiu os pés do Senhor para o Seu sepultamento (Jo 12:3). Depois da Sua ressurreição a primeira que viu o Senhor Jesus foi Maria Madalena (20:1, 11-18). Portanto, três irmãs foram muito envolvidas com os três passos principais do Senhor.

É claro que para a encarnação do Senhor, uma irmã precisava estar envolvida, mas antes da Sua morte, por que não foi um irmão que derramou o unguento sobre o corpo do Senhor? E na Sua ressurreição, por que não foi Pedro ou João ou algum outro irmão que foi o primeiro a vê-Lo ? Isso é muito significativo. As irmãs precisam perceber que elas são aquelas que introduziram a encarnação, a crucificação e a ressurreição do Senhor às pessoas.

Além disso, de acordo com Lucas 8:2-3, enquanto o Senhor Jesus estava na terra, não era um grupo de irmãos que ministravam coisas materiais ao Senhor e Seus discípulos, mas um grupo de irmãs. Em Atos 12:12, depois que Pedro foi libertado da prisão, ele foi para a casa de Maria, a mãe de João, onde diversos santos estavam orando. A reunião de oração realizada na casa da irmã ministrou muita vida a igreja naquele tipo de situação.

Em Romanos 16 Paulo menciona os nomes de diversas irmãs em sua saudação aos santos. Se lermos todas as epístolas do Novo Testamento até o final do livro de Apocalipse, perceberemos que a posição e função das irmãs pode ser mais importante que a dos irmãos. É claro que, isso não significa que os irmãos são inúteis. Podemos comparar os irmãos aos ossos do corpo físico, e as irmãs, ao sangue. Para ter um corpo físico forte, precisamos dos ossos como um esqueleto, e precisamos do sangue para sustentar a vida do corpo. Para o nosso corpo o sangue é mais importante que os ossos.

Com base em minha experiência na vida da igreja, aprendi que os problemas entre as irmãs são mais sérios que os problemas entre os irmãos. Se há alguns problemas entre os irmãos mas não há problemas entre as irmãs, aquela situação não é tão séria. Em uma igreja o que mais temo são os problemas entre as irmãs. Assim como é sério quando há problema com nosso sangue, sempre que há algo errado entre as irmãs, há uma séria doença no Corpo. Se o Corpo será forte, saudável, e sadio, as irmãs devem ser corretas. Então, se a igreja é forte ou fraca, saudável ou doente, depende principalmente das irmãs. Essa é a razão pelo qual tenho encargo de mostrar que a posição e função das irmãs na igreja são de tremenda importância.