A POSTURA, POSIÇÃO E FUNÇÃO DAS IRMÃS NA IGREJA

Parte 05

A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO DAS IRMÃS NA VIDA DA IGREJA

Leitura bíblica: Ef 2:19; 1Tm 3:15; Ap 2:4; 1Pe 3:1, 4; Lc 2:36-37; Cl 4:6

Na Bíblia a igreja é comparada a uma casa. A igreja é a família de Deus, e essa família é a casa de Deus. Os dois termos família e casa são ambos usados no Novo Testamento em referência à igreja. Efésios 2:19 nos diz que a igreja é a família de Deus, enquanto que 1 Timóteo 3:15 diz que a igreja é a casa do Deus vivo.

Muitas vezes Deus usa coisas físicas como sombras de coisas espirituais. Uma família humana é uma sombra, um retrato da vida da igreja. A situação numa família é uma sombra da situação na família de Deus. Na igreja os irmãos podem ser comparados ao marido e o pai numa família, e as irmãs podem ser comparadas a uma esposa e a mãe.

Numa família a responsabilidade é principalmente da esposa. Para se ter uma vida familiar adequada com uma vida doméstica adequada, a esposa deve se encarregar de grande parte da responsabilidade. Se os pais querem que seus filhos se comportem adequadamente e apenas o pai toma a responsabilidade para instruí-los, o resultado não será satisfatório. Mas se a mãe toma a responsabilidade de instruir os filhos de como eles devem se comportar, mesmo se o pai não é adequado para fazer a sua parte, o resultado ainda pode ser bom.

Com base em minha experiência, tenho aprendido que para ter uma vida da igreja adequada, as irmãs devem exercer uma responsabilidade particular e executar tal função particular. Os irmãos não podem substituir a função das irmãs. Em uma família o marido não pode conceber e gerar coisa alguma. Apenas a esposa pode gerar um filho. Isso é uma ilustração da situação na vida da igreja. Para se ter uma vida familiar adequada, a mãe é mais importante que o pai. O princípio é o mesmo com relação a vida da igreja. Nesse sentido, podemos dizer que as irmãs são mais importantes que os irmãos na vida da igreja.

Não importa o esforço da igreja para realizar algo, se as irmãs não exercerem a responsabilidade, é muito difícil gerar algo. Os irmãos podem ter iniciativa e tomar qualquer decisão, mas se algo pode ser "concebido" e realizado na vida da igreja ou não, depende mais das irmãs. Se as irmãs permaneceram em silêncio e indolentes em relação a algum fato na vida da igreja, esse fato não terá um bom resultado. Na questão da expansão do evangelho, parece que a responsabilidade principalmente deve ser dos irmãos, mas se as irmãs não tomarem essa responsabilidade será difícil a igreja gerar ou conceber para a expansão do evangelho. Para frutificar para a expansão do evangelho, as irmãs devem exercer a responsabilidade. Mesmo com a palavra do ministério, apesar de ser os irmãos que ministram, se as irmãs não tomarem o encargo e a responsabilidade de orar pelo ministério, dificilmente haverá um fruto adequado para o ministério. Contudo, se as irmãs tomarem a responsabilidade no espírito de ser um com o ministério e orar contra qualquer tipo de ataque do inimigo, isso dará um rico fruto para o ministério. Por isso, todas as coisas de vida relacionadas à igreja devem ser "concebidas" e geradas pelas irmãs.

Nos evangelhos a reunião numa casa em Betânia era uma miniatura da vida da igreja (Mt 26:6-13; Mc 14:3-9; Jo 12:1-8). Enquanto o Senhor Jesus estava na terra, Betânia era o Seu lugar de descanso (Mt 21:17). Na casa de Maria, Marta e Lázaro, uma das casas em Betânia, a responsabilidade era principalmente sustentada pelas irmãs. Naquela casa havia duas irmãs e um irmão. Isso ilustra o princípio de que para haver uma vida da igreja forte, deve haver mais irmãs do que irmãos.

Deixe-me dar um testemunho baseado em nossa história passada. No início da vida da igreja na China, o levantar das igrejas foi muito ajudado pelas irmãs. Na igreja sempre deve haver mais irmãs do que irmãos. Além disso, nos dias iniciais a ajuda financeira às igrejas vinha principalmente das irmãs. Naqueles dias éramos muito pobres porque tomávamos o caminho estreito. Deixamos o caminho denominacional relacionado às finanças, e vivíamos pela fé, confiando no Senhor para tudo. As igrejas tinham mais irmãs do que irmãos, e a maioria dos irmãos não tinham empregos bem-pagos. No entanto, tanto em Xangai como no norte da China, o Senhor supria a igreja, a obra, e os cooperadores principalmente por meio das irmãs que eram enfermeiras. Essas irmãs eram excelentes em sua profissão, e a maioria delas eram solteiras. Elas eram muito sólidas na vida. Isso ilustra a posição importante que as irmãs ocupam na vida da igreja.

As irmãs precisam continuamente receber o encargo do Senhor, exercer a responsabilidade e "gerar" tudo na vida da igreja. Não importa o que os irmãos decidam em relação à igreja, se as irmãs não assumirem e exercerem a responsabilidade por esse algo, será impossível gerá-lo.