EXAMINAR AS ESCRITURAS

Ao estudar a Bíblia, precisamos, primeiramente, atentar para o fato de que toda a Escritura revela a vontade de Deus. Não há nada nas Escrituras desconectado ou descontextualizado. Por isso devemos procurar compreender qual é a vontade do Senhor (Efésios 5: 17). Seu plano é eterno e perfeito, e deve ser aplicado a cada aspecto de nossa vida cristã. Podemos encontrar as respostas às indagações diárias nas Escrituras. Precisamos examiná-las, aprender a buscar e encontrar nelas, a vontade de Deus para nossa vida diária.

Alguns diriam que o Senhor falou de maneira negativa sobre examinar as Escrituras, quando repreendeu os judeus por examinarem-nas a fim de receber a vida eterna, mas não se disporem a voltar-se a Ele para obtê-la (João 5: 39- 40). Na verdade, o Senhor não os censurou por examiná-las. O problema deles era justamente não obedecê-las. Eles se recusaram a recebê-Lo apesar de as mesmas Escrituras darem testemunho Dele.

Precisamos guardar-nos de cometer o mesmo erro daqueles judeus. Especialmente aqueles que receberam os dons de profetizar e ensinar precisam esmerar-se em fazê-lo (Romanos 12: 7). Não podemos tomar ou considerar apenas aquilo que nos for conveniente. Alguns amam ler e explanar versículos sobre benção, proteção e salvação, mas evitam a todo custo expor aqueles que versam sobre ofertas, constrição e consagração. Se tentar acomodar a revelação das Escrituras ao nosso estilo de vida, seremos como um pão não virado. Uma massa queimada de um lado e crua do outro, e, consequentemente, inútil (Oséias 7: 8). Precisamos examinar, buscar tudo o que a Escritura diz sobre um assunto e considerá-lo sob toda a luz das Escrituras.

Também não podemos misturar a revelação das Escrituras às correntes de pensamento deste século. Há muitos pregadores dando roupagem bíblica a conceitos oriundos da psicologia e filosofia deste século, muitas vezes induzindo os filhos de Deus a receber tais conceitos como se fossem a Palavra de Deus. Não importa quão lógicos ou empiricamente verdadeiros sejam tais conceitos, nada pode ser igualado à Palavra de Deus.

Deus, em sua multiforme sabedoria, utilizou várias pessoas para apresentar Sua revelação e completar Sua Palavra. Reis e sacerdotes, boiadeiros e colhedores de sicômoros, pecadores e doutores. Pessoas que viveram antes da lei, sob a lei e depois da lei mosaica. Ele utilizou a história pessoal de Seus servos e toda a trajetória de Seu povo na Antiga aliança. As Escrituras nos apresentam a história do universo, desde antes da criação até a eternidade futura. Sua revelação é completa e suficiente.

Amado leitor, a Bíblia é uma grande benção, a herança de Deus para Seus filhos. Exercite-se em sua leitura pessoal. Examine as Escrituras e também se volte ao Senhor em oração. Há muita luz, revelação, instrução e encorajamento preparados por Deus para você e sua família. Desfrute!

Texto copilado da coluna “ESTUDO BÍBLICO”, do suplemento especial para assinantes do Jornal Arvore da Vida nº 213