Resposta

O Que Significa a Pregação aos espíritos em Prisão de 1 Pe. 3:19 ?

A PROCLAMAÇÃO QUE CRISTO FEZ
AOS ESPÍRITOS QUE ESTAVAM EM PRISÃO

No versículo 19 e a primeira parte do versículo 20 diz: "no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes". Através dos séculos, notáveis mestres de diferentes escolas mantiveram diversas interpretações em relação a frase “os espíritos que estavam em prisão”. A mais aceita segundo as Escrituras é a seguinte: “Aos espíritos” não se refere aqui aos espíritos de seres humanos que foram retidos no Hades após a morte e sim, aos anjos (os anjos são espíritos, Hb. 1:14) que cariam devido a sua desobediência nos tempos de Noé (vs.20) e que estão encarcerados no poço do abismo a espera do juízo do grande dia (2Pe.2:4-5; Jd.6). Cristo depois de morrer na carne foi em seu Espírito Vivificante ao abismo (Rm.10:7) a esses anjos rebeldes para proclamar a vitoria que Deus obteve mediante a sua encarnação em Cristo e a morte de Cristo na carne, uma vitoria sobre Satanás e suas estratégias, cuja intenção era danificar o plano de Deus.

A prisão mencionada no vs.19 se refere a um lugar chamado Tártaro, os abismos profundos e tenebrosos (2Pe.2:4 e Jd.6), onde estão encarcerados os anjos caídos. A palavra “proclamou” não se refere a pregar as boas novas e sim a proclamar a vitoria triunfante. Esta proclamação foi feita “aos que antigamente desobedeceram”. Isso não se refere a seres humanos e sim aos anjos e por tanto se refere das “oito alma” (sentido original para oito pessoas) mencionadas no vs.20. Assim “os espíritos que estavam em prisão” não se refere aos espíritos dos seres humanos que perderam os corpos na sua morte e foram retidos no Hades e sim aos anjos que caíram em razão da sua desobediência no tempo de Noé (Gn.6).

Muitos têm interpretado isso dizendo que os espíritos do vs.19 se referem aos espíritos de alguns seres humanos que desobedeceram a pregação de Noé, os que aceitam essa interpretação afirmam que na época de Noé, Cristo mediante Seu Espírito, pregou evangelho aos homens da geração de Noé e ainda ensinam que a frase “vivificado em Espírito” mencionado no vs.18, se refere ao Espírito Santo e supõem que foi nesse Espírito Santo que Cristo pregou o evangelho naquela época.

Outra interpretação diz que Cristo, depois de morrer, pregou o evangelho aos espíritos dos seres humanos que haviam morrido. Que interpretação mais errônea é esta! Segundo essa interpretação, depois das pessoas morrerem e vão ao Hades se pode pregar o evangelho ali.

Cristo não pregou o evangelho aos espíritos em prisão e sim fez uma proclamação. Ele proclamou aos anjos rebeldes a vitoria que Deus havia obdito sobre Satanás através da encarnação e morte de Cristo. Nesse tempo Cristo ainda não havia ressuscitado. Foi depois da sua morte ele foi a esse lugar, em seu Espírito fortalecido, para proclamar a vitoria de Cristo. Tal vez tenha dito: “Você anjos seguiram a Satanás e se rebelaram contra Deus. Mas por meio da minha encarnação e minha morte, seu líder, Satanás, foi derrotado.” Esta proclamação constitui uma vergonha para Satanás e seus seguidores, mas é uma gloria para Deus.

Isso nos revela algo extraordinário relacionado com a morte de Cristo. Nos mostra que a morte de Cristo não somente efetuou a nossa redenção como também alcançou a vitoria sobre Satanás e seus seguidores.