Aqueles interessados em nossas
crenças e práticas têm-nos dirigido diversas perguntas.
Algumas delas estão registradas abaixo, com breves respostas:
1. Qual é o nome da sua igreja?
Não temos um nome. O único nome que ostentamos e honramos é o nome do
Senhor Jesus Cristo. Tomar qualquer outro nome é insultá-Lo. O termo
“igreja local” não é um nome; é uma descrição da natureza e expressão
locais da igreja, isto é, a igreja numa localidade, numa cidade.
Imprimir as palavras “igreja local” com letras maiúsculas é um erro
sério, pois isto dá a impressão de que o nosso nome é “igreja local”.
Assim como a lua é simplesmente a lua, não importando a localidade sobre
a qual ela é vista, assim também a igreja é simplesmente a igreja, não
importando a localidade na qual ela é estabelecida. Quando a igreja foi
estabelecida em Jerusalém, ela era conhecida simplesmente como a igreja
em Jerusalém (Atos 8:1), e em Antioquia, a igreja era a igreja em
Antioquia (Atos 13:1). Do mesmo modo, a expressão prática da igreja em
Ribeirão Preto hoje é simplesmente a igreja em Ribeirão Preto. Como
igreja nesta cidade, reunimo-nos no nome do Senhor Jesus na base da
genuína unidade.
2. Quem é o líder de vocês?
O nosso único líder é Cristo. Não temos qualquer liderança humana
oficial, permanente, organizada. Além disso, não há hierarquia de
qualquer tipo e nenhum líder de âmbito mundial. Não consideramos ninguém
como infalível e não seguimos ninguém cegamente. Pelo contrário,
seguimos somente aqueles cujo ensinamento e prática estão de acordo com
a verdade da Palavra de Deus. Aqueles que tomam a liderança não dominam
os santos, antes porém, os pastoreiam em amor. De semelhante modo,
aqueles que servem ao Senhor, não controlam as igrejas, antes,
servem-nas como escravos de Cristo no ministério da Palavra viva.
3. Onde fica a sua matriz?
Cada igreja é autônoma em sua administração. Por isso, não há
uma sede central. Nenhuma igreja específica deve ser considerada como
igreja-chefe ou igreja-líder. Pelo contrário, todas as igrejas locais
partilham da mesma posição diante do Senhor.
4. O que vocês fazem em suas reuniões?
Oramos, louvamos, cantamos, damos testemunhos e ministramos a Palavra.
Todos os sábados ministramos a palavra e aos domingos às 9:00 horas
temos a mesa do Senhor, à qual todos os filhos do Senhor são bem-vindos
para participar conosco do pão e do cálice. As reuniões da igreja são
abertas e todos os crentes são livres para participarem.
5. O que é ler-orar?
A palavra “ler-orar” é uma palavra composta que descreve a nossa prática
de orar com as palavras da Bíblia. Lemos-oramos a Palavra a fim de
desfrutarmos do elemento de vida contido na Palavra; desfrutamos assim a
Palavra como nosso alimento espiritual. Podemos testificar, depois de
muitos anos de experiência, que somos edificados, fortalecidos e
inspirados por meio de orar com e sobre as palavras de Deus na Bíblia.
Entretanto, o fato de lermos-orarmos a Bíblia, repetindo as palavras da
Escritura na oração a Deus, não significa que negligenciamos a leitura
normal das Escrituras ou o estudo cuidadoso da Palavra de Deus.
6. O que vocês querem dizer com comer e beber Jesus?
Este termo é ofensivo para alguns hoje, assim como era para os
religiosos na época do Senhor Jesus. Em João 6, o Senhor disse que a
menos que comêssemos a Sua carne e bebêssemos o Seu sangue, não teríamos
vida em nós, pois a Sua carne é a verdadeira comida e o Seu sangue é a
verdadeira bebida. Em nossa experiência, Cristo é o Cordeiro que redime
e é a árvore da vida. A fim de vivermos por Ele, precisamos participar
Dele como o Cordeiro e como a árvore da vida. Além disso, o Senhor é a
nossa água viva. Quando bebemos Dele, ficamos satisfeitos. Por isso,
comer e beber do Senhor é recebê-Lo em Espírito por meio da Palavra como
nossa comida e bebida espiritual.
7. O que significa o termo “a economia de Deus”?
A palavra “economia” vem da palavra grega oikonomia, que denota um
arranjo doméstico; seu significado também inclui um mordomado, uma
administração e uma dispensação, isto é, um processo de dispensar.
Quando visto à luz do propósito eterno de Deus, conforme é revelado ao
longo das Escrituras, a economia de Deus refere-se ao arranjo divino de
Deus de dispensar-Se para dentro de nós para a produção e edificação da
igreja.
8. Vocês têm uma visão modalista da Trindade?
Certamente que não! O modalismo é herético. Ao invés de ensinar que
os Três da Deidade, o Pai, o Filho e o Espírito, co-existem eternamente,
o modalismo afirma que Eles são mera manifestação temporária da essência
divina. Cremos, de acordo com a Bíblia, que Deus é essencialmente três
em um e um em três. Certamente reconhecemos as distinções eternas dentro
da Deidade. Entretanto, a nossa ênfase com respeito à Trindade não está
baseada na análise doutrinária da natureza de Deus, mas no dispensar do
Deus Triúno para dentro de nós como nossa vida e nosso tudo. A nossa
ortodoxia com respeito à doutrina de Deus deve ser estabelecida no fato
de nosso ensinamento estar ou não de acordo com a pura Palavra de Deus.
Quando a nossa crença acerca do Deus Triúno é fielmente considerada à
luz da Escritura, ver-se-á que não cremos no modalismo, nem no triteísmo,
mas na revelação do Deus Triúno segundo a pura Palavra de Deus.
9. Vocês ensinam que o homem está evoluindo para Deus?
De modo nenhum! De acordo com a Bíblia, ensinamos que Deus está
dispensando a Si mesmo para dentro do homem e que o crente está sendo
transformado e permeado com o elemento de Deus. O fato de, como filhos
de Deus, participarmos da vida e natureza de Deus, não significa que nos
tornamos o próprio Deus. Sim, o Deus Triúno está sendo trabalhado dentro
de nós e nós estamos participando da Sua própria natureza, mas,
definitivamente, não estamos evoluindo para a Deidade.
10. Vocês ensinam que Satanás está no corpo do homem?
Quando o homem caiu por comer do fruto da árvore do conhecimento do
bem e do mal, o pecado, a natureza de Satanás, foi injetado no corpo do
homem e transmutou-o em carne. A queda não foi simplesmente uma
transgressão exterior, mas também um envenenamento e contaminação
interior do nosso próprio ser. De acordo com Romanos 5 até 7, o pecado
funciona em nossos membros como a personificação virtual de Satanás. Por
isso, podemos dizer que Satanás, como pecado, habita na carne do homem.
Isto não quer dizer, entretanto, que Satanás não tenha existência
objetiva à parte do homem, pois a Bíblia claramente refere-se a ele como
o espírito da potestade do ar. Além disso, a Bíblia revela que os homens
caídos são filhos do Diabo e que o Diabo é o seu pai (1 Jo 3:10; Jo
8:44). Ser filhos do Diabo é ter a vida e a natureza de Satanás. No
sentido de ter dentro da nossa carne a vida e a natureza de Satanás,
dizemos, de acordo com a Palavra de Deus, que Satanás, na forma de
pecado, habita na carne do homem.
11. Como as igrejas são sustentadas financeiramente?
Cada igreja é sustentada por dádivas voluntárias de seus membros.
As questões financeiras de uma igreja estão sob a administração daquela
igreja. Não há prestação de contas a qualquer corporação eclesiástica.
Nesta questão, assim como em todas as questões administrativas, a igreja
é autônoma e localmente governada. Os membros são encorajados a dar de
uma maneira que é oculta e não ostensiva, segundo o compromisso que têm
com o Senhor. Não são recolhidas ofertas nas reuniões, e há muito pouca
conversa sobre questões financeiras. Um boletim financeiro está
disponível para o exame dos membros. No que diz respeito às questões
financeiras, as igrejas estão localmente registradas com relação ao
governo, como entidades religiosas sem fins lucrativos.
12. Qual é a atitude de vocês para com a igreja cristã
histórica, institucional?
Nossa posição é fora e à parte do cristianismo histórico,
organizado e institucionalizado porque o consideramos como um sistema
cheio de ensinamentos e práticas não bíblicas. Para o bem da genuína
restauração da vida da igreja revelada na Bíblia, nós nos reunimos no
nome do Senhor na base da genuína unidade na localidade.
13. Qual é a atitude de vocês com relação aos outros cristãos?
Gostaríamos de enfatizar com toda a clareza que não cremos nem
ensinamos que alguém tem de estar reunindo conosco para ser um genuíno
cristão. Reconhecemos que na Igreja Católica Romana, nas denominações e
nos grupos independentes há muitos genuínos crentes em Cristo, lavados
pelo sangue e regenerados pelo Espírito, e nós os reconhecemos como
nossos irmãos e irmãs no Senhor. Todos os que têm fé nos Senhor Jesus
são bem-vindos às nossas reuniões, principalmente à mesa do Senhor, onde
testificamos a unidade do Corpo de Cristo. Embora precisemos, a bem da
consciência, ficarmos fora da religião organizada, não nos posicionamos
à parte dos nossos irmãos e irmãs em Cristo. Na fidelidade ao Senhor,
posicionamo-nos na única base da igreja a favor do testemunho do Senhor,
mas não tomamos esta posição com um espírito estreito, exclusivista ou
sectário. Pelo contrário, tomamos nossa posição em benefício de todo o
Corpo; recebemos todos os crentes como o Senhor nos recebeu.
14. Qual é a atitude de vocês com relação ao governo?
De acordo com a Bíblia, o governo humano foi ordenado por
Deus para preservar a paz e manter a ordem. Por causa da consciência,
todos os cristãos devem ser sujeitos às autoridades civis. Por isso, nós
nos submetemos a todas as autoridades governamentais e somos obedientes
a elas, vivendo como bons cristãos da nossa Nação, Estado e comunidade.
Estamos preparados para cumprir todas as nossas responsabilidades para
com o governo ordenado por Deus.
Compilado do Site A Palavra |