Resposta

O que é andar no Espírito?

"Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o Seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito". (Romanos 8:3-4)

O que significa andar no Espírito?

Significa duas coisas. Primeiramente, não é um trabalho, é um andar. Graças a Deus, o esforço opressivo e infrutífero, que eu fazia quando procurava “na carne” agradar a Deus, dá lugar à dependência bendita da Sua “eficácia, que opera eficientemente em mim” (Cl 1:29). É por esta razão que Paulo contrasta as “obras” da carne com o “fruto” do Espírito (Gl 5:19,22).

Em segundo lugar, “andar no Espírito” implica sujeição a Ele. Andar segundo a carne significa que me submeto aos ditames da carne, e os versículos seguintes, Romanos 8:5-8, mostram para onde essa atitude me conduz. Só me levará a conflitos com Deus.

Andar no Espírito é estar sujeito ao Espírito; quem anda nEle de modo nenhum pode agir de maneira independente dEle. Eu devo estar sujeito ao Espírito Santo. As iniciativas da minha vida devem ficar com Ele. Somente na medida em que me submeto a Ele para Lhe obedecer é que verei em plena operação “a lei do Espírito da vida”, bem como o cumprimento do “preceito da lei” (tudo o que procuro fazer para agradar a Deus) – já não por mim, mas em mim. “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus” (Rm 8:14).

Fonte: "A Vida Cristã Normal" de Watchman Nee