Igreja em Campina Grande
O Testemunho da Unidade do Corpo de Cristo nesta Cidade.
Horário das Reuniões: Terça-Feira - Reunião de Oração - 20:00Hs.  -  Quarta-Feira - Reunião de Grupo Familiar - 19:30Hs.  -  Sexta-Feira - Reunião dos Irmãos de Seviço - 19:30Hs.  -  Sábado - Reunião Ministérial da Palavra - 19:30Hs.  -  Domingo - Reunião do Partir do Pão - 17:00Hs.
| Inicio | O Que Cremos... | Perguntas e Respostas | Mensagens | Alimento Diário On-line |
| Expansão | Reuniões | Mensagens em Áudio | Programas de Rádio |
| Links | Fotos | Contate-nos | Literatura |
 
Menu
  Início
O Que Cremos
Perguntas
Mensagens
Expansão
Reuniões
Link
Áudio
Encargos
Programas Rádio
Alimento Diário
Contate-nos
Fotos e Vídeos
Radio Web
Downloads
Compartilhar
Literaturas
Palestras
Informativo
Agenda
Novidade
 
 

Resposta

Política

 

             No presente artigo queremos ver essa questão à luz das Escrituras. Qual deve ser a postura do cristão em relação às desigualdades sociais, fome, miséria, desemprego, violência urbana e tantos outros problemas que assolam nosso país e o mundo de hoje?

            

             Devemos agir ativamente na solução desses problemas ou não nos envolver diretamente com essas coisas?

 

A ORIGEM

 

Primeiramente devemos saber que a origem de todos esses problemas é o pecado. Todo esse caos existe porque o homem caiu e se afastou de Deus. O problema maior, originador de todos os demais, é o pecado.

 

"Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim." (Romanos 7:20).

 

Portanto, nunca chegaremos à solução final de qualquer problema se não tratarmos com o pecado. Deus, mais do que qualquer um, sabe disso. Ele está preocupado em resolver o problema do pecado, e foi precisamente para isso que Cristo veio.

 

"pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:23-24);

 

AS DUAS VINDAS DE CRISTO

 

Sabemos que o Senhor Jesus tem de vir duas vezes. Em Sua primeira vinda, Ele tratou com o problema do pecado. Ele não cuidou de nenhum problema social ou político. Ele não se envolveu com a política, nem quando foi provocado a isso. Seu único alvo era salvar o homem. Sua primeira vinda foi para resolver os problemas espirituais, não os materiais.

 

"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (2Coríntios 5:21);

 

"eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10:10);

 

Isso não quer dizer que Ele ignora a situação de nossa sociedade e todas as questões sociais que existiam naquele tempo e hoje. Ele tratará dessas coisas em Sua segunda vinda. Ele cuidará do sistema político e de todas as questões envolvendo o governo humano. Os problemas envolvendo governos e nossa sociedade simplesmente não têm solução. Todas essas coisas passarão quando forem inaugurados novo céu e nova terra. O Senhor cuidará disso, no tempo determinado, em Sua segunda vinda.

 

"Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." (Apocalipse 21:1).

 

FAZER A OBRA DE DEUS

 

Devemos conhecer a obra de Deus e concentrarmos nela. Devemos fazer o que Deus está fazendo. Ele está preocupado em salvar os homens. Esta também deve ser a nossa preocupação. Sua obra deve ser a nossa obra.

 

"Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou." (João 6:29).

 

Mas e quanto às milhões de pessoas que não têm o que comer, as injustiças sociais, o desemprego, a criminalidade, a corrupção, etc, etc, etc? Não devemos nos importar com isso e unicamente nos preocupar com o evangelho?

 

Não estamos aqui pregando que devemos nos tornar insensíveis ao que acontece ao nosso redor! A situação que o mundo atravessa hoje é lastimável, mas se quisermos dar uma solução cabal para isso, precisamos pregar o evangelho.

 

BENEFÍCIO INDIRETO

 

Uma vez que o homem é salvo, todos os problemas relacionados a ele são resolvidos. Um homem salvo espontaneamente é um benefício para a sociedade. Entretanto, esse resultado é apenas o fruto indireto. O que nos preocupa primordialmente é o resultado espiritual, pois o físico definitivamente será cuidado. Quando cuidamos de indivíduos, a sociedade como um todo colherá os benefícios.

 

"E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. (...) E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão." (Lucas 19:2, 8-9).

 

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, (...) os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. (...) Mas vós não aprendestes assim a Cristo. (...) Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano. (...) Deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4:20, 22, 25-32).

 

SALVAR OS OUTROS

 

Nosso serviço não é tratar diretamente com os problemas da nossa nação ou reorganizar nossas instituições ou revolucionar nosso sistema político. Também não estamos aqui para resolver diretamente os problemas entre as raças. Não se pode encontrar tais mandamentos na Bíblia. O que a Bíblia nos mostra é que devemos esforçar-nos ao máximo para salvar os outros e para resolver os problemas individuais de pecado e santificação. Quando os pecadores são salvos, eles espontaneamente afetarão sua comunidade, sua nação e suas instituições humanas. Mas todas essas ajudas são prestadas indiretamente. Não tratamos diretamente com elas.

 

AGUARDANDO A VINDA DO SENHOR

 

O que necessitamos hoje é ser um cristão adequado. Não precisamos tentar mudar as instituições ou reformar a sociedade. Devemos buscar a Deus e nos concentrarmos em Sua vontade, fazendo o que Ele está fazendo, pregando o evangelho e salvando as pessoas. Aguardamos a vinda do Seu Filho, e confiamos que naquele dia reinaremos com Ele na Sua glória. Toda nossa esperança está na vinda do nosso Senhor. Quando Ele vier, todos os problemas serão resolvidos.

 

Livro: O Sentido da Vida

 

Versículo Para Ler e Orar

   
Copyright 2008 Igreja em Campina Grande. Todos os Direito Reservados
sexta-feira, 27 de agosto de 2021 20:26:01